sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

"Feliz Natal e um próspero Ano Novo"


Hoje é Natal e é inegável que isso traga dentro de cada um de nós o significado de algo bom.


Pode ser uma criança ser discernimento do mundo que a cerca, que ela sabe que quando chega esta época do ano, que se fala em papai Noel, ela logo lembra de presentes embaixo da cama, ou encostados à árvore de Natal. Qual de nós já não vivenciou isso quando criança? Acordar no meio da noite e olhar embaixo da cama, esbaforido para ver se não tinha aquele tão sonhado presente?



Da mesma forma, não podemos negar que este período natalino traz em nós uma sensação boa, diferente. As ruas estão decoradas, há apresentações de corais cantando canções natalinas, os programas e os comerciais da televisão capricham mais no marketing, e encerram por fazerem lindas programações de cunho natalino. Tudo muito bem organizado, ornamentado, é bonito de se ver.



A comunhão entre os indivíduos cresce. As famílias se reúnem, mesmo as que se acham espalhadas por vários estados da federação. Pessoas que há muito tempo não se viam, nesta época de natal se encontram, trocam presentes. O "pessoal do serviço" promove festas de confraternização, fazem a brincadeira do "amigo secreto".




Enfim, tudo isso é muito belo, tenha você a crença que tiver, isso é unânime: o período de final de ano, compreendido entre o Natal e a véspera da virada do ano são épocas bonitas, marcantes na vida de cada um. Quem não tem uma história de certo natal para contar, que marcou especialmente sua vida?




Todavia, não nos devemos esquecer do que os cristãos comemoram nesta data. Convencionou-se em meio aos cristãos, comemorarmos o nascimento de Cristo, Jesus Cristo, nascido humildemente em uma manjedoura, fatos melhor narrados no Evangelho segundo Lucas, capitulo 1 e seguintes.


No capítulo 2 de Lucas, está escrito que Jesus nasceu em uma estalagem, lugar de abrigo de equinos, numa estada de José e Maria prestada à favor. Foi ali, naquele instante, nasceu o Salvador de toda a humanidade, que veio tirar o pecado do mundo e livrar a cada um de nós da perdição eterna.

Está registrado neste mesmo capítulo que no exato instante em que Jesus nasceu, uma multidão de anjos glorificou no céu: "Glória a Deus nas alturas, Paz na terra e boa vontade com os homens". O Espírito ainda guiou três reis-magos através das estrelas, os quais presentearam o menino Jesus com ouro, incenso e mirra. Os anjos assim glorificaram, por que sabiam que naquele momento nascia aquele que haveria de salvar a humanidade criada por Deus da perdição eterna.

Você, caro leitor, ainda que não creia no que está registrado na Palavra, leia-a se nunca leu, ou re-leia se já o fez, mas detidamente, por que nada há de mais belo nestes dias do que isto que aquela história que nas Sagradas Escrituras está narrado.


É um período de lembrarmos do nascimento de Cristo, de sua vida, e de sua morte por cada um de nós, para que possamos alcançar salvação Nele. Que estes dias sirvam sim, para nos acertarmos com quem não vínhamos conversando, aproximarmos de quem não tínhamos intimidades. Visitemos amigos que há tempos não víamos, e parentes distantes. Mas sobretudo, que lembremos do nascimento de Jesus, naquela humilde estalagem, para ser o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores para todo sempre.

Como diz uma música do Roupa Nova sobre a condição especial que alcança a todos neste período de Natal, que colocarei o link: "Se a gente é capaz de toda essa alegria, se a gente é capaz de toda essa magia, eu tenho certeza que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia."

http://www.youtube.com/watch?v=gWwnLZjQ-ZY

Outro link que vale à pena conferir:



http://www.youtube.com/watch?v=SXh7JR9oKVE

Sobre o Ano Novo.


Tudo que disse sobre o período ser especial, aqui tanto quanto. É momento de reflexão, de introspecção sobre o que foi feito no ano em curso, os erros, os acertos, o que poderia ter sido melhor, no que faltamos para com Deus e com o semelhante. Quais os projetos que não deram certo, e por que...qual propósito de Deus não se cumpriu, e por que... enfim, momento de reflexão.


Ao mesmo tempo, é momento de planejar o ano vindouro, de sonhar, e promover os meios para que os sonhos se tornem realidade. É momento de tentar acertar o que foi falho no ano que passou, para que tudo possa ser melhor.


Não se tem a pretensão de incutir no caro leitor, a idéia segundo a qual, entre às 23:59 h do dia 31/12 sua vida terá uma condição, e às 00:01 h no dia 01/01/2011 sua vida será nova como em um passe de mágica. Evidente não ser isso possível, embora muitos tenham a idéia fixa de que no primeiro minuto do novo ano, irão de pronto mudar algumas atitudes. Ora, pode até ser, mas penso não ser este o caminho correto.


Pensar e refletir com calma o que fazer no ano vindouro, colocar diante de Deus todos os planos e projetos que residem no mais íntimo do coração de cada um, e humildemente, pedir sabedoria à Deus para que isso possa se tornar realidade. E talvez o mais importante: saber que sem a anuência de Deus e a Sua ajuda, nada disso será possível, e que sem o seu próprio esforço e suor, também poderá não vir o que planejou.


À todos os meus vários amigos, familiares, colegas de serviço: um Feliz Natal, e um Ano Novo repleto de muitas lutas sucedidas de vitórias alcançadas.


Sejamos gratos à Deus por estarmos aqui com saúde e em paz. Possamos agradecer à Ele por ter nos guardado durante todo este ano, e pedir que continue a nos guardar no ano vindouro. Possamos lembrar com carinho dos nossos entes queridos que já se foram, e rogar a Deus para que livre de nós sofrimento semelhante no próximo ano.


Que Deus nos ensine a sermos mais humanos, mais dignos da condição de Seus filhos, e que Ele tenha misericórdia de nossos atos.


Tenhamos fé, força e perseverança na luta diária que é travada no dia-a-dia, sem esmorecer nem fraquejar, tendo sempre em vista o alvo que é o Reino de Deus.


Que possamos ser mais longâminos, pacientes com o próximo que por algum ou outro motivo nos entristeceu ou magoou, e dar mais atenção à todos os que nos rodeiam. Cada um que participa de nossas vidas, quer dentro de nossas casas, ou aquele senhorzinho que você "esbarra" na rua, é um ser humano especial, importante, é uma vida preciosa para Deus, e deveria ser para nós.


Feliz Natal


Próspero Ano Novo


São os votos sinceros de Déo Souza