segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As mulheres dominarão o mundo!


Gênesis 2:18: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele."


Gênesis 2:22: "E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão".


Ora, narra as Sagradas Escrituras como foi criada a mulher. A partir da costela de um homem, e por muitos anos a mulher teve nas sociedades do medievo um papel secundário, de alguém sem voz-ativa, sem auto-determinação, alheia às decisões de sua casa e, por conseguinte, da comunidade na qual estava inserida.


Em algumas localidades do globo, isso perdura até o dia hodierno, em sociedades em que a mulher é reprimida, e relegada a um plano de quase escravidão, mas isto além de ser em partes isoladas do mundo, e em países cujas culturas são baseadas em fanatismo religioso que pregam tal comportamento equivocado, está prestes a acabar.


Na maioria dos países, e principalmente no nosso, a verdade é uma só: as mulheres dominarão o mundo. Foi-se o tempo em que a mulher era coadjuvante no seio da sociedade, ocupando cargos sem expressão, sendo secretárias, auxiliares disso e daquilo outro.


Hoje as mulheres conquistaram e consolidaram seu espaço em lugares de liderança na sociedade moderna. O estereótipo da mulher "dona-de-casa", de lenço na cabeça e avental, que ficava fadada à reclusão do lar para cuidar da prole e do marmanjão, ficou no passado. A máxima de que mulher é frágil, "não dá conta do recado" perdeu totalmente o sentido.


A eleição de Dilma Rousseff para a primeira presidente da República Federativa do Brasil é apenas reflexo da verdade que se afirma nestas linhas. Na realidade, não iria tardar que uma mulher ocupasse o cargo mais alto do país. O desempenho excelente de Marina Silva também faz prova do que se postula no presente artigo: as mulheres dominarão o mundo.


Nos mais variados cursos de faculdade, nos cursos preparatórios para concursos públicos ou provas vestibulares, hoje a maioria das cadeiras são ocupadas por mulheres. Em grandes empresas multinacionais, importantes postos de liderança e na gestão de pessoal são ocupados por mulheres, executivas de sucesso que revolucionam o mister que lhe é confiado, com seu jeito delicado e ao mesmo tempo eficiente de gerir as empresas em que estão laborando.


Uma reportágem veiculada na Revista Veja desta semana, 07/11/2010, informa que as mulheres tem expectativa e qualidade de vida superior aos homens. Elas ingerem menos bebidas alcoolicas, fumam menos, lidam melhor com o tempo entre trabalho, e zelo com a saúde e o lazer.


Ainda segundo a matéria veiculada nas páginas da conceituada revista, estudos científicos comprovaram que a mulher desenvolveu um sistema imunológico mais eficiente do que o homem, devido à vários fatores.


A Constituição da República de 1988 e o Código Civil de 2002 equipararam homens e mulheres em direitos e obrigações. É a afirmação e o reconhecimento de que a mulher deixou de ser "sexo frágil" para disputar de igual para igual, lugares de destaque com os homens.


Magistradas, médicas, engenheiras, arquitetas, advogadas, professoras, executivas...em grandes empresas, em pequenos negócios, no Fórum, no esporte, na música, nas artes em geral, nas salas de aula, e agora no Palácio do Planalto. Elas estão em todo lugar, ocupando cargos de chefia, liderando muitos homens. A Secretária de Segurança Pública de nosso estado de Goiás é mulher, a primeira da história da pasta, a eficiente Delegada Renata Cheim. Comanda uma tropa de mais de 40 mil homens entre as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

Ellen Gracie, ministra do Colendo STF, segue brilhantemente sua carreira como a primeira mulher na Côrte Constitucional do Brasil. É íntegra, honesta, e uma brilhante jurista. Como já dito em artigo anterior deste espaço, Marina Silva foi a maior surpresa das eleições presidenciais deste ano. Conquistou voto de milhões de brasileiros com seu jeito meigo, gentil, e honesto de apresentar propostas pautadas pela probidade e pela técnica administrativa.


As mulheres hoje ocupam cargos impensáveis há alguns anos atrás. Pelo machismo existente em nossa sociedade, por um modo ou por outro, as mulheres eram impedidas de figurarem nestes postos. Hoje, este muro caiu diante da força e da eficiência demonstradas pelas mulheres, que com méritos conseguiram ganhar o seu espaço, e este fato cresce exponencialmente.



Elas são nossas adoráveis mães, que nos educaram e nos criaram com todo esmero, carinho, cuidado e amor, fazendo de nós homens íntegros e trabalhadores. São nossas namoradas, noivas e esposas, por quem entregaríamos as nossas vidas e para quem nós dirigimos todo o nosso amor e paixão. São nossas irmãs, tias, avós, com quem tanto aprendemos o valor da vida, e a sermos mais moderados, menos irracionais.


São nossas colegas de trabalho, que ajudam a balancear o pesado ambiente da labuta diária com o seu charme, sua eficiência e facilidade de comunicação. São nossas filhas, orgulho da prole, ciúme do mais "frio" pai de família, a quem amamos e protegemos como um leão feroz protegeria sua prole.


São elas que hoje cuidam dos afazeres domésticos, de deixar tudo em ordem enquanto nós bagunçamos geral. São elas cuidam de nossa comida à contento, mais excelente do que em qualquer restaurante do mundo. São elas que cuidam de nossa vestimenta, termômetro do nosso desleixo, e ainda, trabalham foram para ajudarem no sustento do lar e na qualidade de vida da família.


São elas o objeto da nossa veneração. Corremos atrás delas a vida inteira, até encontrarmos aquela para quem será dirigido à nossa paixão e fidelidade, e bem assim a tarefa inestimável de ser mãe de nossos filhos.


São elas, enfim, aparentemente frágeis e ao mesmo tempo fortes; meigas, adoráveis, lindas, vaidosas, e ao mesmo tempo, eficientes, estudiosas, batalhadoras, que irão dominar o mundo que achávamos que era nosso. Doce ilusão. Elas estão chegando para ficar, para contrabalancear a nossa liderança e desorganização, para equilibrar o que temos de melhor e o que temos de pior.


Um aplauso à todas as mulheres: mães, esposas, namoradas, filhas, enfim, que fazem de nossa vida um mundo mais aconchegante e sublime, e que se já não nos mandam, acabarão nos mandando um dia; por que, como dito: elas dominarão o mundo!

Um comentário:

  1. É...pensando bem...parece que a foto da Dilma no mesmo post que da Angelina e da Jennifer Conelly não ficou muito justo...

    ResponderExcluir