segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Resultado das Eleições

O Brasil se encontra em uma posição privilegiada no cenário da América Latina, em que pese serem corriqueiros e semanais as notícias de corrupção nos poderes instituídos.

Eu falo isso, por que lembro de Hugo Chávez, Evo Morales e Christina Kirchner. O Brasil tem líderes melhores, mais comprometidos com a manutenção da democracia e com uma política econômica séria.

Desse modo, embora não tenha sido a minha candidata, gosto de Dilma Rousseff. Ela é uma pessoa experimentada em alguns cargos importantes, não o de chefe do executivo, mas cargos de assessoramento importantes, como Ministério de Minas e Energia e Ministério da Casa Civil (o Ministérios dos Ministérios).

Dilma é formada em economia, portanto, presume-se que ela fará uma gestão bastante cuidadosa na questão da economia, do câmbio, controle da inflação, redução da carga tributária e crescimento do PIB.

Dilma lutou contra a ditatura do Brasil, e sofreu na pele (literalmente) o que é viver em um Estado de Exceção Constitucional. Por isso mesmo, também presume-se que ela, com a história de luta pela democracia que teve, mesmo sendo marxista, deve dar valor ao nível de democracia no Estado de Direito que alcançamos. Conquistamos muito para corrermos risco de perder. Todavia, ela vai passar logo de início por um teste neste quesito: Dilma foi muito criticada pela imprensa, por exemplo, no escândalo envolvendo a Ministra Erenice Guerra e no anterior, o do suposto encontro com Lina Vieira na Receita Federal, ocasião em que foi acusada de tráfico de influência.

Também ficou em situação delicada, quando restou provado que milantes do PT e de sua campanha quebraram o sigilo de várias pessoas ligadas ao PSDB na Receita Federal, bem como em outros órgãos, com intuito de fabricar dossiês que deflagrassem uma crise envolvendo nomes importantes da oposição.

Diante desse cenário, temos que ver se ela irá querer de alguma forma, cercear o direito de liberdade da informação e tentar contra a Imprensa Brasileira como forma de represália. Esse será o primeiro teste de Dilma, para ver o nível de comprometimento com a manutenção da democracia.

Outro aspecto importante de Dilma, é que ela foi "criadora" do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - que envolve políticas públicas na área de infra-estrutura, economia, desenvolvimento regional, setorial, etc, que deu muito certo no país, e que sem dúvida, terá uma ampliada.

Também, é válido ressaltar que não foi o governo do PT que estabilizou nossa economia. Foi FHC ainda como Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, que com o plano Real, e a médio prazo, implantou um novo sistema de moeda, de câmbio, enfim, financeiro, que proporcionou ao Brasil uma força na economia e um controle da inflação.

Entretanto, quando houve a crise Global há pouco tempo, o Brasil foi o país que implementou medidas mais eficazes para fazer com que a crise tivesse efeito menos drástico para seus nacionais. A redução do IPI para determinados produtos foi um claro exemplo disso, e Dilma deverá ser também atenta à essas questões.

Já aqui em Goiás, ganhou Marconi Perillo, que sem sombra de dúvidas, é o melhor para Goiás. Realizou uma gestão excelente em seus dois mandatos: criou os Vapt-Vupt (centro integrado de atendimento ao cidadão), criou o CRER, um Centro de Referência no tratamento de cidadãos com problemas motores, valorizou praticamente todas as categorias de servidores públicos do Estado, criou importantes programas sociais (Bolsa Família, Bolsa Universitária, etc), e fomentou a indústria, promovendo redução de tributos para atrair grandes multinacionais para o Estado, como a Perdigão, a Hyundai, a Mitsubishi, dentre outras.

Marconi modernizou o estado, realizou uma gestão de modelo gerencial, realizou muitos concursos públicos, promoveu uma verdadeira revolução na prestação de serviços públicos, reabri o HGG - Hospital Geral de Goiânia - e realizou profundas reformas em outros centros de saúde.

Por isto, mesmo não tendo "ganhado" todos os votos, fiquei satisfeito com o resultado das eleições. Penso que o Brasil continuirá progredindo, e bem assim nosso estado de Goiás.

Parabéns Dilma Rousseff e Marconi Perillo.

Deus o abençoe e os capacite.

Um comentário: