terça-feira, 19 de outubro de 2010

O que é Krav-Maga


Krav Maga é um sistema de defesa pessoal criado pelo israelense Imi Lichtenfeld. No hebraico, signifca combate corpo-a-corpo.

Krav-Maga ao mesmo tempo, não se parece com nenhum estilo já existente de artes-marciais e se parece com todos. Explico: o Krav-Maga é um sistema de defesa relativamente novo, desenvolvido por Imi tendo-se por base vários estilos de artes marciais, como boxe, judô, muay-thai, jiu-jitsu, sambô, aikidô, colhendo o melhor de cada arte (socos do boxe, "chão" do jiu-jutsu e sambô, cotoveladas e joelhadas do Muay-Thai, chaves e torções do aikidô e do jiu-jitsu) e ao mesmo tempo criando novos golpes a partir das experiência de Imi (chute diferenciado, golpes proibidos nas outras artes marciais).

Krav-Maga não é um sistema de defesa pessoal fechado. O modo de pensar de Imi para o sistema, o deixou aberto com vias a adequar-se à evolução dos tipos de violência urbana ou mesmo militar aplicadas. Com isso, pode-se afirmar que o Krav-Maga está sempre em projeção com a realidade atual.

Krav-Maga funda-se no conceito de legítima defesa, adotado na maioria dos países como modo de dar direito aos indivíduos de defenderem-se de agressões atuais ou iminentes, considerando que a segurança pública prestada pelo Estado não está presente em todos os lugares e em todos os momentos.



Nos treinamentos de Krav-Maga, além de exaustivos exercícios que propiciam força e resistência aos praticantes do sistema, envolve simulações de defesa contra agressões à mão, armas brancas e armas de fogo. Diz-se simulações, por que é sabido que no Krav-Maga não há regras que limitem seus golpes. O sistema se baseia na sobrevivência à todo e qualquer custo diante de uma situação de violência. Deste modo, são comuns ver nos treinamentos de Krav-Maga, exercícios que simulam golpes nos olhos, na garganta, na nuca, e na genitália do "agressor".

Como já foi dito anteriormente, o Krav-Maga não é considerada uma arte-marcial ou uma luta, pois que, em decorrência da não-limitação e da letalidade de seus golpes, não se pode haver uma competição de Krav-Maga, e seus golpes são destinados à não haver luta, isto é, neutralizar a agressão o mais rápido e eficiente o possível, diante do que é possível afirmar que melhor se define no conceito de sistema de defesa pessoal.

Os treinamentos de Krav-Maga são expostos gradativamente, de acordo com a experiência dos alunos. Há movimentos de defesa com apenas um golpe/ação, e existem outros movimentos que, embora executados de uma só vez e em curtíssimo espaço de tempo, compreendem 4, 5 ou mais golpes e uma só ação. Neste último caso, os atos que compõe o golpe são passados fracionadamente aos alunos, de acordo com seu nível dentro do sistema, até que o aluno possa assimilar o movimento por completo, com todos os seus golpes.

Krav-Maga é também das poucas "artes-marciais" (sic) que aplica-se defesa e ataque ao mesmo tempo. Krav-Maga utiliza-se do elemento surpresa, técnica bastante utilizada nas forças armadas do mundo inteiro, que, no caso específico, consiste em fazer com que o adversário não espere uma reação do praticante.

Ensinamentos do Krav-Maga envolvem noções de manuseio de armas de fogo e armas brancas, pois só é possível defender-se de algo que se saiba como operar. Se a intenção é defender-se contra armas, é preciso saber manuseá-las basicamente, até mesmo para usá-las contra o agressor após tomá-las.

Os treinamentos de Krav-Maga, embora ocorram em tatames, são considerados como se em concreto estivesse. Isto por que o Krav-Maga tenta simular agressões da vida cotidiana o mais verossímil o possível. Também é ensinado no sistema de defesa israelense, como utilizar objetos "comuns" como armas, tais como canetas, "molhos" de chaves, enfim, o que estiver ao alcance do praticante/operador de Krav-Magá.

A depender da Escola de Krav-Maga a que se filiou, o Krav-Maga pode ser treinado com kimono de karatê, ou camiseta e calça preta, ou ainda, calça-tática, camiseta e coturno para os treinamentos em campo. É adotado o sistema de faixas, com vias a medir o conhecimento do aluno e também a incentivar o esmero nos treinamentos. As faixas são: branca, amarela, laranja, verde, azul, marrom, preta, vermelha-branca e vermelha.
Os movimentos de Krav-Maga utilizam-se muito do peso do corpo nos golpes, assim como a força do oponente contra ele mesmo. Os golpes do Krav-Maga objetivam sempre acertar pontos críticos do corpo humano, como genitália, olhos, cartilagens, ou tendões, de modo a fazer cessar de imediato a agressão ou fazer com que o agressor solte armas ou objetos. (no caso dos tendões)
Os treinamentos do Krav-Maga também podem se dar contra diversos oponentes, em ambientes confinados, ou em situações adversas (ataques inesperados, ou ambientes com pouca luminosidade).
Por ser um sistema de defesa criado no meio militar, e testado em várias guerras e conflitos envolvendo o Estado de Israel , é o combate corpo-a-corpo mais utilizada pela maioria de unidades de operações especiais militares e policiais de todo o mundo (Sayeret Matkal, S.A.S, Delta Force, U.S Mariners. SWAT, F.B.I, C.I.A, MOSSAD).
É controvertido o assunto relativo à propagação do Krav-Maga no mundo, pois vários alunos diretos de Imi chamam para si a sucessão deste, e alguns outros tentam fazer deste sistema uma propriedade particular. Outros percorrem o mundo fazendo exames para ganhar dinheiro dos praticantes, e outros ainda fazem patentes da expressão "Krav-Maga" nos países para ter exclusividade de ensino.
Mas o fato é que o Krav-Maga o desejo de Imi era que o Krav-Maga fosse difundido, ensinado e aplicado pela maioria das pessoas que desejassem se defender do modo mais eficiente o possível, bem como para que as forças armadas de seu país e aliados tivessem uma modalidade de combate corpo-a-corpo adequada às condições dos combatentes militares.
Em Israel, país de sua criação, é onde o Krav-Maga é mais praticado e difundido, e local onde se encontram os mais preparados praticantes. Nos demais países, é relativamente tímido o conhecimento da técnica por parte da população em geral, mas talvez seja a modalidade em maior crescimento em todos os países, por conta da violência urbana existente em todas as grandes metrópolis.
No Brasil, um dos mais graduados instrutores da técnica é o goiano Veruílson Nogueira, que atualmente preside a A.N.D.P - Associação Nacional de Defesa Pessoal, com sede em Goiânia/GO, local onde também se pode ter contato com o sistema de defesa Krav-Maga.
Por fim, Krav-Maga pode ser visto nos filmes "Nunca mais", com Jennifer Lopez, "Busca Implacável", com Liam Neeson, "Sherlock Holmes", com Robert Downey Jr. e na Trilogia Bourne, com Matt Damon (neste com mesclas da arte-marcial Kali-Silat das Filipinas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário