A TBC - Televisão Brasil Central é uma empresa pública controlada pelo Governo do Estado de Goiás, vinculada à AGECOM (Agencia Goiânia de Comunicações). É empregado e ocupa um espaço na rede acima mencionada, o jornalista Paulo Beringhs, o qual apresenta um programa de entrevistas.
No último dia 19, um fato lamentável: o jornalista em pauta pediu demissão ao vivo, por que estava sendo censurado pelo Governo do Estado, que o impediu de entrevistar o senador Marconi Perillo, candidato do PSDB ao governo do estado. Foi aberto igual espaço ao candidato apoiado pelo governo, Iris Rezende do PMDB, mas este não pôde comparecer às datas previamente marcadas para entrevista. Com isto, por ordem direta do governador, mandou-se excluir da pauta da programação a entrevista com o Senador Marconi Perillo, isto por orientação da oposição peemedebista.
A demissão já figura entre os 3 assuntos mais comentados do Twitter no Brasil - "Trending Topics" e pode ser visto facilmente via You Tube.
É lamentável como até hoje não exista efetivo Estado de Direito no Brasil. Pensávamos que nossa democracia fosse a mais sólida da América Latina, mas temo estar errado nessa afirmação. A supressão à liberdade da imprensa é a primeira medida que um Estado toma para instaurar o regime de exceção constitucional.
Calar a imprensa, é rasgar a Constituição, cercear a liberdade de expressão e de imprensa é um sério erro do qual não mais se poderia cogitar em um país que se diz democrático, com vinte e dois anos uma Constituição que se apelidou de "cidadã", por se presumir ser ela das mais generosas na declaração de direitos de que se tem notícia no mundo. Pelo visto, a teoria de Ferdinand Lassale, segundo a qual a Constituição em alguns momentos não passa de "folha de papel", tem lugar no Brasil, onde os preceitos da Magna Carta não tem aptidão para nortear as medidas adotadas pelos poderes constituídos, pelo contrário: são os poderes constituídos que determinam o que será ou não aplicado e obedecido do conteúdo de uma Constituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário