sábado, 3 de julho de 2010

A democracia e a alternância no poder

Voto secreto, direto, universal e periódico, é inegável conquista da democracia brasileira, construída após anos de obscuridade sob a ègide do militarismo. O povo elege, no executivo, seu representante, que governa o país por 4 anos podendo, se eleito, dirigir o país em mais um mandato.

Este ano, teremos eleições para os chefes do executivo no âmbito estadual e federal, e com isto, a oportunidade de mudar radicalmente o que vinha sendo feito ou dar continuidade. Isto por que, já há alguns anos, as eleições no país são polarizadas geralmente em dois grandes blocos de partidos políticos, em âmbito federal e nos estados, a depender das coligações que se formam.

Basicamente, aqui em Goiás temos PSDB contra PMDB. Nacionalmente, PSDB contra o PT. Sem a pretensão de entrar no mérito dos candidatos que representam as coligações acima elencadas, é mister mencionar o quanto é salutar para a política de um país que haja alternância dos grupos políticos que permanecem no poder, de modo a fortalecer a democracia.

Um grupo governando mais de oito anos, talvez crie uma sensação de mesmice, comodismo, continuidade nos erros (mais) facilidade para a corrupção. A alternância no poder traz modificações, esperança, implementação de novas políticas públicas, troca de chefias de cargos importantes no país. Quando um grupo político se perpetualiza no poder, dá-se a impressão de que tal é dono do país que governa, que a tude pode, e que seriam inalcançáveis à responsabilidade de uma má gestão pública.

O argumento de que é necessário mais de dois mandados, embora com dirigentes distintos, mas de um mesmo grupo político, seja imprescindível pela a manutenção de programas de governo que vem dando certo, é uma falácia, vez que hoje em dia não há mais a prática de grupo político diverso acabar com o que vinha sendo feito apenas pela oposição.

O que é bom sempre continua: as políticas sociais, as obras públicas, programas de governo.

O que muda são os atores, as peças, e esta alternância é sempre muito bem vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário