Muitos de nós não entendemos o porquê de passarmos dificuldades e aflições na vida, e rogamos a Deus que passe tais circunstâncias de nós.
Pode ser que Deus retire de seus passos essa dificuldade, mas se for uma provação, ela irá se manter até que atinja o objetivo que a ensejou.
Mas preliminarmente, cumpre-nos estudar a diferença entre provação e tentação:
Basicamente, a tentação tem origem maligna ou humana, e visa o mal; já a provação vêm de Deus, e visa o bem.
A tentação é o embrião do pecado, mas não o pecado em si. Jesus foi tentado no deserto por 40 dias, mas foi Santo, jamais tendo sido encontrado Nele pecado algum. Já a provação visa fortalecer a Fé da pessoa "provada", em ordem a majorar a sua dependência de Deus. Ela não é maligna, por que de Deus não pode vir o mal, eis que Deus é o Amor supremo e absoluto.
Referências: Rom. 7:18, Mat. 4 ; Jó (todo o livro); Gen 22:1; Tiago 1:2-4
Textos-base: livro de Jó e Hebreus 12:6 e seguintes.
Está registrado na carta aos Hebreus 12:6 - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
I Pe 4:12 - Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse.
Tiago 1:2-4 - Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
Jesus disse aos discípulos o seguinte: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo (paciência), por que Eu venci o mundo.
No mundo moderno, as pessoas estão imediatistas, impacientes, e por conseguinte, quando passam alguma dificuldade, querem se ver livres dela o quanto antes. A chamada teologia da prosperidade inclusive se baseia nisso: a de que o crente não pode sofrer, tem sempre que ser próspero.
Existe até uma prática nos dias de hoje, nos quais o ministro "profetiza" bênçãos e vitórias aos seus espectadores, sem saber se Deus tem isso para elas ou não. Isto por que, profetizar, na verdadeira acepção bíblica, é falar em nome de Deus, e não falar em nome próprio. Não se pode ser ousado a ponto de ministrar uma palavra de vitória, bênçãos e prosperidade a 5.000 espectadores, sem saber qual o exato plano de Deus na vida de cada um. E se Deus tem para várias delas um período de prova, um período árduo e dificultoso para que possa progredir em sua caminhada com Deus?!
Cada qual tem uma experiência ímpar com Deus, e muitas das vezes, esta experiência passa necessariamente por um sofrimento, com vias a lembrar a pessoa o fato de que Deus é o Senhor de sua vida, ou ainda, de modo a aumentar a sua Fé. O cristão tem que saber entender isso, tem que aceitar a provação de Deus...
Ou nos dizeres de Jó:recebemos o bem de Deus, por que não receberíamos o mal? (Jo 2:10). Aliás, Jó disse estas palavras enquanto raspava sua pele com um caco de telha para amenizar a dor das chagas, e sua mulher disse a ele para maldizer a Deus.
Às vezes o cristão passa por um período difícil, ora, ora, ora, e a adversidade não passa. Aí se brincar, fica ainda de "bico" com Deus... Bom, se a adversidade não passa, e você está tornando-se mais dependente de Deus, mais entregue, submisso, e sua fé está aumentando vertiginosamente, é por que você está sendo provado por Ele mesmo! Até que a prova de Deus atinja seu objetivo, e tú passe por ela, agrada-te no Senhor e agradeça a Ele por tão valiosa lição!
Pode até ser que no momento o cristão não entenda, não valorize o que passa, por que no mais das vezes, é muito doloroso...mas Deus, em sua infinita sabedoria sabe o que é melhor para seus filhos. E como está registrado em Hebreus - Deus corrige aqueles que ama.
Os versículos de Pedro e Tiago acima elencados, mostram bem como o cristão deve regozijar-se em ser provado pelo Senhor, e mais: não estranhar quando o dia da provação chegar. Tiago fala mais: que a provação produz paciência para que possemos ser completos e perfeitos diante de Deus.
Quando Cristo falou: no mundo tereis aflições, isto é uma afirmação de Cristo. Tem cristão que parece que não leu esta parte dos dizeres de Jesus. Querem só a bonança, a prosperidade, a riqueza, mas não pergunta se Deus tem isso para ele antes...
Na continuação, diz Jesus: não temas! Tende bom ânimo (paciência) - esta é a resposta que Cristo dá à sua própria afirmação de que teremos aflições. Jesus nos encoraja, nos diz para não temermos, por que haja o que houver, seja a aflição que for, não poderá nos atingir de forma fatal, por que Ele já venceu o mundo e o inferno. Nada nesta Terra poderá nos separar do seu amor (Romanos). E ainda que morramos, viveremos a vida eterna a seu lado, que é a maior conquista de Cristo para todos nós. A vitória sobre a morte e o pecado de maneira definitiva.
Há momentos na vida em que a tormenta parece não ter fim; não entendemos, sofremos, choramos, mas sempre depois de uma provação de Deus, o cristão se fortalece, se entrega inteiramente à dependência de Deus. Convenhamos que não há amigo melhor para cuidar de nossas causas do que Deus. Aquele que não falha, não falta e não conhece a derrota.
A provação uma vez identificada pelo cristão, não deve ser temida, como bem nos alertou Jesus. Ela deve ser vivida, e diria mais: vivida intensamente, com bastante reflexão à palavra de Deus e sobre o estado em que estava nossas vidas e o porquê da prova. Talvez a prova de Deus tenha chegado a sua vida em um tempo de crucial importância, e ela produzirá paciência e te fará crescer de uma maneira muito especial.
A prova de Deus poderá te preparar também para algo grandioso no futuro, uma bênção grandiosa a qual, naquele momento, você estava inapto a recebê-la das mãos de Deus.
Deus pode estar também te preparando para o enfrentamento de grande batalha espiritual, fortalecendo sua fé e testando sua paciência por intermédio da provação.
Não tente desviar-se da provação de Deus. Isto é prova do amor Dele para contigo. Não corra atrás de pessoas para te ajudarem, não faça alarde, não se desespere. É um momento único, especial, entre você em Deus, que o ajudará a crescer em intimidade com Ele.
Eu já passei por isso, vários leitores devem ter passado por isso várias vezes também. E tenho certeza que no final, todos têm um belo testemunho para contar, de uma grande bênção recebida das mãos de Deus ou de ter voltado ao Primeiro Amor.
Que Deus abençoe ricamente a sua vida.
Foi uma passada rápida por aq... mas q muito pude acrescentar pra minha vida... ACEITANDO A PROVAÇAO... meu momento!!!
ResponderExcluirFico feliz em vislumbrar o evangelho sendo semeado por verdadeiros vasos de Deus como vc... uma privilegiada missão... com certeza proporciona não só seu crescimento, mas acima de tudo o bem maior ao próximo... a libertação... a restauração... a consolação... e exortação... o caminho pra salvação... Bem legal.
Continue assim abençoando a todas q de alguma maneira se aproximam de vc ...
Que o Senhor te abençoe.
Lidiane...